(49) 3329-4125 (49) 98437-9247 (49) 98437-9248 (41) 3242-6285 comercial@novaturismos.com.br atendimento@novaturismo.com.br

Culinária amazonense provém principalmente da tradição indígena

07 de Outubro de 2021, 10:09

Prato%2520com%2520tucunar%25c3%25a9

Nossa equipe esteve em Manaus, no Amazonas, há poucos dias e provou da culinária amazonas, que a considerou muito gostosa. Conheça agora um pouquinho dessa culinária e contate nossa equipe para viajar ao Amazonas e provar pratos deliciosos da cozinha amazonense.

A origem da culinária amazonense provém principalmente da tradição local dos indígenas, enriquecida com criações europeias e africanas, além de componentes levados pelos imigrantes japoneses, libaneses, italianos, entre outros, assim como pelos nordestinos que migraram para a região na época do ciclo da borracha. Para a culinária indígena, é muito importante a mandioca, que é preparada de várias maneiras: transformada em farinha para fazer o beiju ou a tapioca, misturada com água para o chibé ou o caribé (espécie de mingau). A sua água, chamada tucupi, é usada para o famoso prato da culinária, pato ao tucupi. Há também outros tipos de farinha na culinária indígena como a de peixe-seco, cará e amendoim, entre outras.

O peixe é a base alimentar da cozinha amazonense. As espécies mais conhecidas são o pirarucu, tucunaré, tambaqui e surubim. Há uma grande quantidade de pratos típicos preparados com peixe como o tambaqui na brasa, arroz de pirarucu, pirarucu no leite de coco ou no leite da castanha-do-pará, peixe na telha (feito com surubim), surubim ao escabeche. Um dos acompanhamentos com o peixe indispensável na mesa dos amazonenses é a farinha do uarini, seja com peixe frito, assado ou cozido.

Há também pratos feitos com a carne e miúdos de tartaruga, tartarugada, farofa de ovos de tartaruga. Há também frutos muito apreciados pelos amazonenses e região Norte, como o açaí, o guaraná, a castanha-do-pará, o piqui, a pupunha, o murici e o cupuaçu.

Outro prato típico da região amazônica é o tacacá. É muito apreciado em várias localidades da região Norte do Brasil e preparado com um caldo amarelado, chamado tucupi. Coloca-se esse caldo por cima da goma de mandioca, também servida com jambu e camarão seco.

COMENTAR

0 Comentário(s)