(49) 3329.4125(49) 98437.9247 atendimento@novaturismo.com.br

GRANDES CENÁRIOS AMAZÔNICOS DO BRASIL

12 Dias

ESTÁ INTERESSADO?

NÓS TE LIGAMOS

Seja bem-vindo à Belém! Se encante por esta cidade efervescente, ruidosa e colorida, portão de entrada da Amazônia brasileira! Belém, foi fundada pelos portugueses na foz do rio Amazonas, em seus quase 400 anos de história, teve sua arquitetura fortemente influenciada pela cultura europeia, chegando a ser conhecida como Paris n´América, no início do século XX. Recebia companhias de teatro e ópera, vindas diretamente da Europa para se apresentar para os barões da borracha.

Atualmente, apesar de cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, dos palacetes e das igrejas do período colonial. Encravada no meio da floresta amazônica, você irá se encantar, não só com a sua riqueza arquitetônica, mas com o seu povo, sua cultura e, principalmente, sua gastronomia, um interessante caldeirão de misturas étnicas de origem indígena, com sabores das culturas europeias e africanas.

Por sua vez, a Ilha de Marajó que é a maior ilha do Brasil e a maior fluvial marítima do planeta, do tamanho do Estado do Rio de Janeiro, pertence ao arquipélago que possui mais de duas mil ilhas, cercada pelo Oceano Atlântico e pelos Rios Amazonas e seus tributários. Guardiã do maior acervo de descobertas arqueológicas de toda a bacia amazônica, a ilha abriga resquícios da cultura indígena marajoara que desapareceu misteriosamente durante o período da colonização portuguesa.

Marajó é um destino exótico e autêntico, seus campos inundáveis, praias selvagens e manguezais a tornam um lugar especial para você contemplar a natureza em seu estado natural.

Seja bem vindo a Santarém! Venha conhecer uma das mais belas praias de água doce e transparente do Brasil. Alter do Chão, o Caribe Amazônico. Você ficará encantado com tanta beleza! Incrível será atravessar o lago verde avistando a Serra na Ilha do Amor. Uma caminhada agradável e uma subida pela Serra serão recompensadas com uma das vistas cênicas mais lindas da Amazônia.

Contemple o lago Verde, Rio Tapajós, Rio Amazonas, a Floresta e comece a deslumbrar este paraíso! Navegar nestes rios, caminhar na floresta, ouvir os cantos dos pássaros, se encantar com o mundo das águas claras, contemplar o por do sol e aguardar a sorte de ver os botos em seu habitat natural.

Agora é a hora de voar para Manaus e viver uma experiência nova e cheia de aventuras, com direito a passeios na selva, tudo isso bem próximo de Manaus e hospedado no Amazon Ecopark Lodge com sua incrível floresta dos macacos.

Uma proposta com conforto e contato com a natureza. As atividades inesquecíveis que o lodge oferece se dão nos rios e na floresta amazônica. Ah emocionante será ver os macaquinhos na floresta dos macacos, um diferencial do Ecopark.

Um roteiro com muita cultura, natureza, aventura e hospitalidade. Os Grandes Cenários Amazônicos do Brasil desenhado especialmente para você!

PREÇOS E DISPONIBILIDADE

CIDADES VISITADAS
Apresentação no aeroporto para embarque rumo a Belém. Recepção no Aeroporto Internacional de Belém seguido de traslado para o hotel. Restante do dia livre para explorar temas do seu interesse. Hospedagem.
Café da manhã. saída às 08h30 começamos nosso passeio por Belém com visita ao Mercado do Ver-o-Peso, onde chega produtos extraídos da floresta e dos rios da Amazônia, um grande mosaico de cores, aromas e sabores amazônicos.

Continuamos em caminhada pela Cidade Velha, para conhecer um dos acervos históricos e arquitetônicos mais ricos do país, passando pelas estreitas ruas onde a cidade começou até o Complexo Feliz Lusitânia, que abriga a Catedral da Sé, Casa das Onze Janelas, Forte do Castelo e Museu do Encontro, espaço que abriga peças e objetos que remetem aos primeiros moradores da cidade, além de peças de cerâmica marajoara e tapajônica, encontradas em sítios arqueológicos no interior da Ilha de Marajó e Região do Tapajós.

Continuando nosso passeio, nos deslocamos de carro até a Praça da República, para visita ao Theatro da Paz, um remanescente da época áurea do ciclo da borracha que durante boa parte do ano recebe companhias de ópera e peças de teatro do Brasil e do mundo.

Seguimos para a Estação das Docas - complexo cultural e de lazer instalado em galpões de ferro inglês do século 19, completamente restaurados, na margem da Baía do Guajará.

Nosso passeio termina com parada para o almoço (não incluído).

14h30 - Nosso carro estará aguardando para levá-lo de volta ao seu hotel. Hospedagem.
Café da manhã. Traslado do hotel, em Belém, para o terminal hidroviário de Belém, de onde partimos em direção à Ilha de Marajó. sua viagem durará cerca de 2 horas navegando pelo estuário do rio Amazonas, atravessando a região insular de Belém, depois a Baía de Marajó, até a chegada em Soure onde ficaremos hospedados.

A tarde partimos com destino ao interior da Ilha, para visita aos campos de Marajó. Nosso objetivo é observar espécies da fauna marajoara como maguaris, garças brancas e azuis, guarás vermelhos, mergulhões, patos selvagens e muitos outros.

Com um pouco de sorte poderemos avistar macacos guariba (ou bugio) e capivaras, muito comuns nessa região. Retornamos ao hotel após o pôr-do-sol.

Hospedagem.
Café da manhã. Saída para visitarmos o Ateliê de Cerâmica Marajoara do Artesão Carlos Amaral, que reproduz peças baseadas na cultura Aruan, última etnia indígena a habitar Marajó;

Visitamos também o Ateliê do Artesão Ronaldo Guedes, artista contemporâneo, que reproduz peças cerâmicas baseadas nas diversas etnias indígenas que habitaram Marajó, além de peças em madeira coletada nas praias e manguezais;

Visitamos o Ateliê de Couro (e curtume), local de produção artesanal de artigos em couro, tradição transmitida por gerações, que ainda mantém características originais de produção.

Assim que a maré permitir, deixamos a cidade e nos deslocamos até uma fazenda extrativista, onde viveremos uma experiência genuinamente marajoara descobrindo a Costa de Marajó.

Um passeio de canoa nos leva pelos igarapés que cruzam a floresta de igapó e manguezais, até praia Goiabal, uma belíssima praia deserta onde fazemos uma caminhada costeira até uma trilha formada por pontes rústicas, construídas sobre as raízes das árvores de mangues que formam a floresta, com árvores de até 30 metros de altura, até encontrarmos os búfalos, os maiores animais da ilha, que nos levam em montaria por um caminho preservado através dos campos, de volta a sede da fazenda. Hospedagem.
Café da manhã. Saímos para visita à vila de pescadores na praia Pesqueiro.

Após a visita, reservamos o restante do dia para você curtir a manhã de sol na praia. Retorno ao hotel.

Traslados do Hotel para o porto para embarque de retorno com destino à Belém. Chegada à Belém seguida de traslado para o hotel. Hospedagem.
Café da manhã. Traslado do hotel em Belém ao Aeroporto Embarque rumo a cidade de Santarém.

Traslado do aeroporto de Santarém para a vila de Alter do Chao (40km). Hospedagem
Café da manhã. Saída às 08:30 iniciamos a travessia do Lago Verde em Lanchas (RABETA), cruzaremos o lago verde, apoitaremos na principal praia de Alter do Chão (Ilha do Amor).

Iniciaremos nossa caminhada em direção a Serra Piroca, que é a principal elevação da região, neste percurso teremos a presença da vegetação de cerrado, até começar uma subida íngreme, mas relativamente curta de aproximadamente 1 hora de caminhada alcançaremos o topo da Serra de onde temos uma visão espetacular de 360 graus do rio Tapajós, do Lago Verde com suas baias, do rio Amazonas ao norte e Alter do Chão ao Sul. Este é um ponto de grande beleza cênica da floresta nacional do Tapajós.

No retorno, novamente embarcados navegaremos com destino a uma baia do Lago Verde (IGAPÓ DO MACACO) com parte da Selva que fica submersa no período entre (Março a Agosto), a paisagem é belíssima, com possibilidade de visualização de peixes e pássaros.

Entre os meses de Setembro a Fevereiro a paisagem neste igapó é completamente diferente temos os IGARAPÉS, e nascente com suas bacias de águas cristalinas, onde poderemos tomar um bom banho de igarapé. O almoço será em um restaurante na Floresta Encantada (Almoço não incluso), após o almoço faremos um breve descanso em rede, debaixo de uma boa sombra.

Depois da cesta adentraremos em outra Selva inundada (FLORESTA ENCANTADA), esta também é inundada só que mais densa e com árvores de porte médio, neste lugar reina o silêncio de uma harmonia única, Na saída do Igapó subiremos o rio Tapajós, para a comunidade de Pindobal.

No fim da tarde embarcados faremos um passeio no grandioso rio Tapajós até a Ponta do Muretá ou Ponta do Cururu, para contemplar o pôr-do-sol, junto com os Botos Tucuxis e Cor de Rosa. Retorno.

Hospedagem.
Café da manhã. Dia livre para aproveitar as belas praias fluviais de Alter do Chão e compras de artesanatos na Vila. Hospedagem.
Café da manhã. Traslado ao aeroporto de Santarém. Embarque rumo a cidade de Manaus. Traslado ao Amazon Ecopark Lodge. Almoço. VISITA A CASA DE CABOCLO (CANOA): Saída do hotel em canoa (motorizadas ou não), para aprender sobre os costumes e tradições dos habitantes ribeirinhos , chamados de caboclos (miscigenação entre branco e índios amazônicos).

No local explica-se a história da população amazônica , do ciclo da borracha etc. Na casa de caboclo visitada poderá ser apreciado o processo da produção da farinha de mandioca e da defumação do látex da borracha .

Duração: 1 hora aproximadamente. Jantar. FOCAGEM NOTURNA (CANOA): Saída do hotel em canoas (motorizadas ou não) para apreciar os sons da noite na selva, com possibilidade de focar pequenos jacarés (ou outros animais de hábitos noturnos) .

Uma vez que o jacaré esteja paralisado pela luz forte da lanterna dos guia, os olhos do animal brilham como pequenas luzes vermelhas, permitindo assim localizá-lo .

O guia então tentará pegar cuidadosamente o jacaré com suas próprias mãos e trazê-lo a bordo, para explicar aos clientes sobre este réptil. Em seguida, o pequeno animal é devolvido com cautela ao rio. Duração: 1 hora aproximadamente.

Nota: na estação da cheia dos rios ( maio, junho, julho) e durante noites de lua, torna-se mais difícil a localização de jacarés. Hospedagem.
Café da manhã. CAMINHADA ECOLÓGICA: O AMAZON ECOPARK inclui incalculáveis espécies de plantas no meio da floresta virgem, córregos de águas cristalinas e savanas naturais. Inúmeras trilhas permitem aos clientes explorar a selva visitando orquídeas exóticas e árvores gigantescas.

Durante a caminhada, sempre acompanhados de experientes guias, os clientes aprenderão sobre como e aonde obter frutas comestíveis e água potável, como localizar-se entre as árvores e arbustos , aprenderão sobre plantas medicinais , sobre os animais , insetos e... muito mais.

Este tour é realizado dentro da grande área pertencente ao ECOPARK.Duração: dependendo das condições de saúde (ou idade) dos clientes, de 1h a 3h. Almoço no hotel.

FLORESTA DOS MACACOS (CANOA): O Centro de Reabilitação e Reintrodução de Animais Silvestres, conhecido como Floresta dos Macacos , foi criado em 1991 com o intuito de receber animais confiscados do comércio ilegal e conta com a ajuda dos órgãos Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade da região.

Neste local , os animais são inicialmente colocados em quarentena para serem avaliados e tratados por veterinários e biólogos. Em parceria com a FFV (Fundação Floresta Viva), instituição sem fins lucrativos e mantida pelo Amazon Ecopark , criou-se uma prática alimentar.

Duas vezes por dia (10h30 e 15h30) os animais recebem suplementos dos alimentos que os próprios retiram da floresta, com nutrientes necessários para uma dieta saudável. Neste momento, o local é aberto a visitação, sempre acompanhados por profissionais habilitados, permitindo aos turistas filmar e fotografar estes animais em ambiente totalmente natural e seguro. Duração: 1 hora aproximadamente.

PESCARIA (CANOA): Saída do hotel em canoas (motorizadas ou não) para tentar pescar peixes locais, tais como piranhas ou outras espécies. Trata-se de uma pescaria amadora e o material utilizado é composto de simples varinhas, linhas e anzóis comuns. Este tour é realizado nas imediações do hotel . Duração: 1hora aproximadamente.

Traslado a Manaus. Jantar no hotel. Hospedagem.
Café da manhã. ENCONTRO DAS ÁGUAS (BARCO): Saída do hotel às 08h30 a bordo de um barco (exclusivo do hotel ) regional de dois andares ( dois " decks ") . Navegação descendo o Rio Negro com vista para a cidade de Manaus : cúpula do Teatro Amazonas, o porto , alfândega e os aspectos interessantes da vida local incluindo as casas sobre palafitas.

Chegada no Encontro das Águas às 11h00 aproximadamente. Neste local as águas escuras do Rio Negro encontram-se com as águas marrons do Rio Solimões.

A partir deste ponto ambos os rios formam o famoso Rio Amazonas que segue até o Oceano Atlântico. As águas dos dois rios correm juntas por aproximadamente 12kms, lado a lado, sem misturar-se. Este fenômeno ocorre devido a diferença de temperaturas, densidade e velocidade destes rios.

Almoço será servido num típico restaurante no Lago Janauary (estilo buffet com comidas regionais e internacionais) aonde também artesanato indígena e/ou típico pode ser comprado.

Após almoço , dependendo da estação, sobre passarelas pode-se caminhar para apreciar as famosas plantas aquáticas Vitória Régia. O horário de chegada ao hotel será aproximadamente as 16h30 / 17 horas (retorno igualmente em barco regional, exclusivo do hotel).

* Durante o passeio de barco, eventualmente os clientes poderão ser agraciados com a visão de botos (cinzas e/ou cor de rosa). Duração aproximada: 8horas a 8h30. Jantar. Hospedagem.
Café da manhã. Traslado a Manaus. Embarque rumo a cidade de origem.

Receba as melhores dicas
para a sua próxima viajem

Confira também

Outros lugares incríveis para você conhecer